quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Exercício: processo tributário

Um pouquinho de processo tributário...



QUESTÃO: A medida judicial que deve tomar o titular de uma área de terras na zona tida como sendo rural e que sofreu dois lançamentos, um de Imposto Territorial Urbano e outro de Imposto Territorial Rural, para evitar o duplo pagamento ou a execução fiscal por parte do município ou da União é:

a) impetrar mandado de segurança contra o Município.

b) impetrar mandado de segurança contra a União.

c) promover ação de consignação em pagamento.

d) promover ação declaratória contra a União e o Município.



COMENTÁRIOS:

Todas as ações acima descritas são muito utilizadas em matéria Tributária, contudo quando há dois entes federados cobrando tributos sobre a prática de um mesmo fato gerador temos configurada a chamada bitributação.

A bitributação é operação que não deve prosperar segundo a legislação em vigor, sendo uma das hipóteses autorizadoras da Ação de Consignação em Pagamento (art. 164, III, CTN).

Na situação ilustrada, havendo um imposto municipal (IPTU) e um federal (ITR) o julgamento da demanda será de competência da Justiça Federal.

A ação Declaratória não seria intentada pois os lançamentos já foram efetuados, já o Mandado de Segurança apenas seria impetrado caso um dos lançamentos tivesse sido recolhido e outro lançamento viesse a ser cobrado..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Gabarito: C.

0 Opiniões:

 
;