quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Pessoal, vamos dedicar mais tempo de estudo à nossa língua portuguesa (e também ao juridiquês)  e prestar mais atenção ao que escrevemos. Precisamos melhorar (e muito) a qualidade da nossa escrita. Abaixo, a justificativa deste pedido.

 

Pérolas da OAB
Exame de Ordem revela deficiência do ensino

Por Rodrigo Haidar

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) fixa em seu artigo 67 que será assegurado a todo o empregado um descanso semanal de 24 horas. Para alguns bacharéis em Direito que prestaram o último Exame de Ordem, os trabalhadores têm direito a um “descanço” semanal. Para outros, a um “discanço” ou “discanso”. A questão, segundo um outro bacharel, é que os trabalhadores precisam “descançar”.
 
Essas são algumas das pérolas encontradas pelos professores responsáveis pela correção das provas subjetivas do exame que avalia se os bacharéis têm condições de se tornarem advogados. E são fortes argumentos para a Ordem dos Advogados do Brasil num momento em que a Câmara dos Deputados se divide diante das pressões em favor do fim do Exame de Ordem. Nesta quarta-feira (28/11), às 10h, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, o tema será debatido em audiência pública.
 
Os erros de português são comuns nas provas subjetivas e revelam que a qualidade do ensino nas universidades brasileiras não anda muito bem. O que poderia ser motivo de deboche para muitos, é, na verdade, um indicativo da má qualidade do sistema educacional brasileiro.
 
Ninguém que escreve está a salvo de cometer erros de português e esse não é o principal problema dos bacharéis. Em muitos pontos, as provas revelam uma deficiência no conhecimento jurídico necessário para se redigir uma simples petição.
 
Foi exigido pelo Exame que os bacharéis redigissem a contestação de uma ação trabalhista, como representantes da empresa reclamada. Em uma das situações expostas, a empresa era alvo de ação de indenização por danos morais por fazer revista íntima em seus funcionários. Em um trecho de prova, um bacharel escreve que o reclamante pleiteia “danos moraes”. Noutro, diz que não assiste razão ao reclamante porque o reclamado agiu “dentro do Jus Variante”. Por isso, não se pode falar que houve “acédio moral”.
 
Em outra prova, o bacharel pede ao juiz a notificação da reclamada para apresentar contrarrazões. Ou seja, o representante da empresa pede a própria notificação.
 
Um dos bachareis, ao concluir sua contestação, requer a intimação do reclamante para apresentar “defesa testemunhal sob pena de confissão dos fatos fictos”. Outro bacharel termina sua contestação requerendo a procedência do pedido inicial feito contra o seu cliente.
 
Em uma das questões da prova, o bacharel tinha de explicar quais as consequências da inserção do nome de uma empresa no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. “Como consequências, podemos citar, dificultamento de empréstimos, descontos tributários além de má visualização perante os juízos trabalhistas”, escreveu um dos bacharéis que se submeteu às provas.
 
Sobre a mesma questão, outro bacharel afirmou que a empresa que tem certidão positiva de débitos trabalhistas emitida contra si fica impedida de ajuizar qualquer ação na Justiça do Trabalho. Outro aluno que participou das provas abriu um capítulo em sua contestação para advogar pela improcedência do pedido. “Da improveniência, leia-se iprocedência: Requer a total iprocenencia do pedido feito pelo requerente”, escreveu o candidato a advogado.
 
A audiência na Câmara nesta quarta-feira foi convocada pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC). Tramitam hoje, no Congresso, 18 propostas que, se aprovadas, poderão extinguir o Exame de Ordem ou modificá-lo substancialmente. Mais do que servir de piada, os erros apontam para a necessidade de se repensar o sistema educacional como um todo, lembrando que o Exame de Ordem já foi julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
 
 
*Rodrigo Haidar é editor da revista Consultor Jurídico em Brasília.
Fonte:

6 Opiniões:

Anônimo disse...

Hello, constantly i uѕed tο checκ
weblog posts here in the earlу houгs in thе morning,
as і enjoy to fіnd out more and more.

Also vіѕit my webpage: Home-Page

Anônimo disse...

ӏ've been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It's prеtty worth enough for me.
Perѕonally, if all site oωners and blοggeгѕ made goοd
content as уou did, the web will be much mοгe usеful than еveг befοre.


Here іs my site; Sensepil Reviews

Anônimo disse...

Ahaa, іts fastidiοuѕ discussion concerning thіs ρiece
οf writing here at this webpage, ӏ have reaԁ all that, so now me also сommеnting here.


Herе is my webpage falah-it.com

Anônimo disse...

Goοԁ ωay of desсribing, аnd nice pοst to get datа cοncеrning my ρresentаtіоn topic, which
i am going to pгеsent in сοllеge.


Here is my pаge; sfgate.com

Anônimo disse...

Way cool! Some extremely valid pοints! I appreciate you penning this article anԁ also
the rеst of thе site is also very good.


My рage :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Peculiar article, totallу whаt I needed.


My weblog: v2 cigs review

 
;